segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Casa em declive acentuado

Bom, vou começar escrevendo sobre uma dúvida que esta sempre presente na cabeça de quem esta para comprar um terreno ou até mesmo que já comprou. Como obter um melhor aproveitamento em um declive acentuado? (No próximo post escreverei sobre o aclive)
A palavra declive vem de descida e no caso de um terreno pode causar dor de cabeça na hora de construir uma residência se não for bem planejado, uma vez o que é quase consenso de que o terreno precisa estar plano para iniciar as obras de construção. Esse pensamento que construções partem do principio de que o terreno deve ser nivelado primeiro, há de ser extinto. Então o que fazer quando houver um declive ou o desnível for muito acentuado?
Pois bem, existem varias formas de proceder, e quem poderá auxiliar na escolha da melhor solução? Sim, um arquiteto, esse profissional reunirá todos os fatores que podem influenciar na elaboração do projeto e, com base nos desejos do cliente somado as "interferências" do entorno, ele mostrará um estudo com as possíveis soluções. Mas não se deixem enganar, infelizmente há no mercado arquitetos desqualificados (não sei como se manteiem, mas, enfim...) que não se comprometem em oferecer o melhor e sim optam pelo mais fácil para eles. Chegam a dizer que não se pode obter um bom aproveitamento em um terreno deste, que geralmente são mais baratos por essa "irregularidade". Mas profissional que é profissional tem o dever de encontrar todas as soluções possíveis e apresenta-las ao cliente sem se importar se terá que trabalhar um pouco mais para se obter um bom resultado. Deve ter a garantia de que as pessoas que irão morar ali serão felizes com a nova casa. 
Aqui um exemplo, declive acentuado e de esquina (um agravante para muitos), como gosto de desafios, me encantei ao projetar esta residência (assim como todas as outras), e posso afirmar por experiência própria que os terrenos com topografia irregular são os que proporcionam os projetos mais interessantes. Nesta residência, a área de lazer (gourmet e piscina) foi integrada a garagem no pavimento inferior, assim obteremos mais espaços transitórios e economizarão nas estruturas, uma vez que não será necessário muros de arrimos gigantescos para conter aterro.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário